com intérprete de Libras
Uma conversa com realizadoras do Brasil, Colômbia e Chile sobre o panorama do cinema de animação: tendências e pontos de convergência, os desafios enfrentados pelo formato no cenário latino-americano e o que esperar do futuro da animação no continente.
Executiva criativa, head de produção, diretora e animadora com mais de 25 anos de experiência no mercado de animação. Possui profunda intimidade no workflow e na realidade do audiovisual, produzindo e/ou dirigindo os estágios de um projeto animado.
Atualmente, é presidente da ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação e membra da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Atua frequentemente como jurada, curadora e parecerista.
Convidadas:
Alejandra é diretora criativa e roteirista. É diretora de "Halahaches" (2015), da série de televisão "Puerto Papel" da Zumbasticos Studios como animadora de stop motion e da série canadense "Nirrikitiumut" (2019) como artista e animadora de storyboard. É diretora criativa da Gigante Azul Filmes, onde dirige seu primeiro filme de animação chamado "Hain" e o curta "Bordando o Corpo", projeto em stop motion feito inteiramente com pinturas bordadas.
A principal área de trabalho e exploração é a animação analógica e a linguagem audiovisual. Foi animadora do curta “La Perra” de Carla Melo, que estreou internacionalmente no Festival de Cannes de 2023. Em 2021, recebeu financiamento para dirigir seu primeiro curta de animação “Cuerpo de esta sombra” que estreou no festival Tricky Women/Tricky Realities. Trabalhou como coordenadora de produção do estúdio Dinamita Animación e é membro do coletivo Porosa Animación que se concentra na pesquisa, projeção e criação de animação na Colômbia e na América Latina. Faz parte do corpo docente do Diploma em Animação Experimental da Universidade Javeriana.
Camila Kater é diretora, animadora e educadora paulistana. Dirigiu o multi-premiado curta-metragem CARNE (Brasil, Espanha, 2019), que estreou no Festival de Locarno, foi selecionado em mais de 250 festivais, recebeu mais de 95 prêmios em todo o mundo e foi qualificado para o Oscar® de 2021, Goya e EFA Academy Awards. O filme foi adquirido pela plataforma The New York Times Op-Docs.
Kater é mestre em Animação pelo programa RE:ANIMA (Bolsa de estudos Erasmus Mundus Joint Master Degree), concluído em três países anfitriões (Bélgica, Portugal e Finlândia); bacharel em Comunicação Social (Midialogia) pela Unicamp e possui graduação sanduíche em produção de cinema e TV (Cambridge, Reino Unido) pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Kater também ministra palestras e oficinas de animação experimental em universidades e festivais, tendo sido recentemente palestrante convidada na Bauhaus University (Alemanha) e na CalArts (EUA).
Atualmente, Kater dirige e escreve o projeto de série em desenvolvimento CARNE, selecionado para o Mifa Pitches 2024 do Festival Internacional de Animação de Annecy, dirige seu próximo curta-metragem de animação "Ele está no meio de nós", contemplado pela Lei Paulo Gustavo, e assina a direção de animação do longa em produção, de Fernanda Salgado, "Ana, en passant".
Nara Normande (1986) é alagoana. Morou 20 anos em Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2011, dirigiu seu primeiro curta-metragem, a animação “Dia Estrelado” (Festival de Havana) e em 2014 dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Em 2018, seu terceiro curta, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, co-produção com a França, ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Guadalajara e Ottawa AIFF. Nara foi duas vezes premiada como melhor diretora no festival de Brasília. Seu primeiro longa-metragem, “Sem Coração”, co-dirigido por Tião, uma co-produção Brasil, França e Itália, teve sua estreia na competição Orizzonti do Festival de Veneza em 2023.
Comunicadora audiovisual com experiência como diretora e produtora em projetos de documentários, animação experimental e instalação com material cinematográfico, vencedores do Fundo de Desenvolvimento Cinematográfico e diversos estímulos através de concurso do Instituto Distrital de Artes de Bogotá. Foi gestora cultural do projeto Diáspora Ideias Migrantes e atualmente é coordenadora de projetos da Galeria Elvira Moreno em Bogotá, Colômbia.
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